domingo, 29 de abril de 2012

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E ESCOLA PARA KARL MANNHEIM


O trabalho foi realizando com o proposito explicativo e crítico da postura da organização da sociedade;  harmonia da sociedade não é dada naturalmente, ou seja, é preciso que haja a intervenção direta do individuo que ´´precisa estar envolvido no planejamento´´ da sociedade, para que sendo assim ele passe a ser cobrado pelos seus deveres principalmente com relação ao cumprimento das regras sociais. O individuo precisa planejar, organizar, controlar, fiscalizar e conduzir a sociedade, mas em particular a educação para que possa desenvolver uma educação democrática visando à liberdade e a participação de todos no projeto educativo e assim desenvolver a sociedade também democraticamente, pois a educação pode transforma a sociedade, mas para que isto possa acontecer é preciso que se faça o planejamento racional da sociedade, ou seja, é preciso elaborar regras, conceitos e estratégias que tenha como fins a manutenção do sistema capitalista para evitar descontrole da sociedade, mas para isso é necessário que se possua capacidade para planeja racionalmente a sociedade para evitar as ações impulsivas que poderia causar conflitos ex. quando nós agimos sem pensar nas conseqüências que as nossas ações poderiam trazer ou quando respondemos irracionalmente aos outros. E por isso não se pode deixar elevar pelos laços de amizades para não pôr pessoas (incapazes ou incompetentes) no planejamento da sociedade e com pouca capacidade de raciocinar criticamente para pesquisar sobre a sociedade e por isso os profissionais, mas preparados para este serviço são os intelectuais e cientistas, pois eles possuir além da capacidade técnica, a capacidade de raciocinar e pesquisar sobre vários pontos de vista todos os fenômenos e por isso são capazes de planejar racionalmente sociedade.
A educação como técnica social está relacionado à educação como meio para se alcançar os fins desejados, ou seja, a formação como oportunidade de obtenção de lucro ex. quando alguém escolhe um determinado curso não pela identificação ou pela vocação que está relacionado ao amor pela profissão e resolve escolher o curso pelo salário que passará a receber quando se especializar ele usufrui da formação como técnica social, e na família quando por ex. os pais conversão com os filhos para convencê-los, eles utilizam a educação como técnica social, no exercito quando eles estão realizados, uma determinada ação eles se preparam para agir e evitar as falhas advindas do descontrole e do impulso e por isso eles também utilizam as técnica sociais assim como na escola que os alunos (pesquisadores) se adaptam as regras e padrões de comportamento que foram estabelecidos na escola para conseguirem assimila ou adquirir os conteúdos e principalmente participar das discussões e dos debates, e para conseguirem conviver socialmente com os outros alunos (pesquisadores) e principalmente quando se adaptam ao convívio social dizemos que eles utilizam as técnicas sociais. Ou seja, é uma habilidade que o individuo desenvolver para se torna útil e apto para servir a sociedade.
Para mannheim o profissional tem a função de conduzir a sociedade para o desenvolvimento e um dos caminhos apontados por ele é desenvolver uma educação democrática ex. uma educação que tivesse como objetivo a construção do conhecimento que beneficiasse a todos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, que consistisse a ensinar tudo a todos e sendo assim desenvolveria a sociedade com racionalismo e de maneira democrática. 


( KARL MANNHEIM)

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