O trabalho foi realizando com o proposito explicativo e crítico da postura da organização da sociedade; harmonia da sociedade não é dada naturalmente, ou seja, é preciso que
haja a intervenção direta do individuo que ´´precisa estar envolvido no planejamento´´
da sociedade, para que sendo assim ele passe a ser cobrado pelos seus deveres
principalmente com relação ao cumprimento das regras sociais. O individuo
precisa planejar, organizar, controlar, fiscalizar e conduzir a sociedade, mas
em particular a educação para que possa desenvolver uma educação democrática
visando à liberdade e a participação de todos no projeto educativo e assim
desenvolver a sociedade também democraticamente, pois a educação pode transforma
a sociedade, mas para que isto possa acontecer é preciso que se faça o
planejamento racional da sociedade, ou seja, é preciso elaborar regras,
conceitos e estratégias que tenha como fins a manutenção do sistema capitalista
para evitar descontrole da sociedade, mas para isso é necessário que se possua
capacidade para planeja racionalmente a sociedade para evitar as ações impulsivas
que poderia causar conflitos ex. quando nós agimos sem pensar nas conseqüências
que as nossas ações poderiam trazer ou quando respondemos irracionalmente aos
outros. E por isso não se pode deixar elevar pelos laços de amizades para não
pôr pessoas (incapazes ou incompetentes) no planejamento da sociedade e com
pouca capacidade de raciocinar criticamente para pesquisar sobre a sociedade e
por isso os profissionais, mas preparados para este serviço são os intelectuais
e cientistas, pois eles possuir além da capacidade técnica, a capacidade de
raciocinar e pesquisar sobre vários pontos de vista todos os fenômenos e por
isso são capazes de planejar racionalmente sociedade.
A educação como técnica social está relacionado à educação como meio
para se alcançar os fins desejados, ou seja, a formação como oportunidade de
obtenção de lucro ex. quando alguém escolhe um determinado curso não pela
identificação ou pela vocação que está relacionado ao amor pela profissão e
resolve escolher o curso pelo salário que passará a receber quando se
especializar ele usufrui da formação como técnica social, e na família quando
por ex. os pais conversão com os filhos para convencê-los, eles utilizam a
educação como técnica social, no exercito quando eles estão realizados, uma
determinada ação eles se preparam para agir e evitar as falhas advindas do
descontrole e do impulso e por isso eles também utilizam as técnica sociais
assim como na escola que os alunos (pesquisadores) se adaptam as regras e
padrões de comportamento que foram estabelecidos na escola para conseguirem
assimila ou adquirir os conteúdos e principalmente participar das discussões e
dos debates, e para conseguirem conviver socialmente com os outros alunos
(pesquisadores) e principalmente quando se adaptam ao convívio social dizemos que
eles utilizam as técnicas sociais. Ou seja, é uma habilidade que o individuo desenvolver
para se torna útil e apto para servir a sociedade.
Para mannheim o profissional tem a função de conduzir a sociedade para o
desenvolvimento e um dos caminhos apontados por ele é desenvolver uma educação
democrática ex. uma educação que tivesse como objetivo a construção do
conhecimento que beneficiasse a todos do processo de ensino-aprendizagem, ou
seja, que consistisse a ensinar tudo a todos e sendo assim desenvolveria a sociedade
com racionalismo e de maneira democrática. ( KARL MANNHEIM)
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