segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E SUA CONSTRUÇÃO DADA NO PASSO A PASSO
            O projeto político pedagógico (PPP) caracteriza-se como a identidade da escola deve ser desenvolvido levando em consideração todos os aspectos que estão direto ou indiretamente relacionados com a escola, a gestão de uma escola depende de iniciativas planejamento, ensaios erros formando a sua sintonia para tanto exige esforço e dedicação ou comprometimento. O (PPP) nasce da necessidade de construir a escola constantemente renovando o antigo e projetando o novo as reuniões do conselho escolar devem serem sempre realizadas com envolvimento, participação e colaboração de todos que compõem a comunidade escolar, este documenta exerce papel considerável destaque na escola que é o de orientar as ações a serem trabalhadas nesta instituição.
              O projeto político pedagógico como tem na sua essência na característica de estar sempre se renovando desde a sua construção este apresenta os problemas que deverão ser enfrentados pelo coletivo da escola sejam estes problemas da familiar, dos alunos, professores, diretores ou quaisquer componente da escola o (PPP) surge como mecanismo para a apresentação de soluções para tais problemas na etapa de construção do projeto todas as informações são validas e importantes, pois é com elas que se conhece a realidade e surge o marco situacional de onde se começa sua construção o projeto político pedagógico é a vida da escola logo precisa apresentar claramente todos os detalhes que compõem a escola já que a vida de todos os envolvidos no processo educativo estará ali presente nele.
São princípios que devem orientar a construção do projeto, igualdade, qualidade, liberdade, solidariedade, reciprocidade, participação coletiva, gestão democrática e valorização do magistério, um dos objetivos do (PPP) é levar ou resgatar a presença dos pais na escola, pois segundo muitos dos próprios pais dizem que os alunos filhos que são acompanhados pelos pais tem melhor desempenho na escola vale salientar que fazendo o básico (não jogando lixo no chão, não apelidando ou agir preconceituosamente com os colegas, ajudando na organização da própria estrutura da escola) já se esta colaborando com o trabalho realizado por ela para tanto é fundamental o acompanhamentos dos pais.
Não se pode esquecer que a presença do poder público é importante dentre os órgãos públicos destaca-se a secretaria de educação que deve realizar oficinas, eventos e/ou cursos promovendo a formação continua e o aperfeiçoamento destes que irão ou retornarão a pratica reconstruído suas modalidades de ensino, tornando-as cada vez mais atrativas para os alunos, cabe a secretaria de educação o investimento em ações desenvolvidas pela escola visando o beneficiamento de toda a comunidade escolar. O governo precisa acompanhar as atividades desenvolvidas pela escola e oferecer condições para que a aprendizagem aconteça satisfatoriamente.
A participação da comunidade é vital na construção e depois no monitoramento do (PPP) acontece que esta participação é um desafio ela é a grande dificuldade que surge na escola, primeiro pelo fato da restrição do terno comunidade que em geral pensamos nos pais ou quando muito pensamos é nos pais e nos alunos, porém a comunidade na realidade deve ser percebida como tudo que está vinculado direto ou indiretamente com a escola. Outro fator que deve sempre está presente na escola é o termo de compromisso que envolva a todos que devem se comprometer verdadeiramente com suas atribuições e atividades de forma permanente o problema é que existem muitos casos econômicos e sociais que não permitem aos pais esta participação ativa na construção do (PPP) isso deve ser levado em consideração para não correr o risco de construir um projeto que venha a se frustrar devido à impossibilidade desta participação.
Na perspectiva da participação e da organização dos encontros do conselho de classe adotam-se algumas medidas que se visa o envolvimento de todos não apenas no processo de construção do (PPP), mas posteriormente no monitoramento e acompanhamento das atividades desenvolvidas inclusive visando a contribuição de cada um para a construção de uma escola cada vez mais democrática e bem sucedida no que diz respeito à produção do saber, neste sentido quando se pensa no conselho de classe levando em consideração as condições econômicas e sociais que não permitem a todos (pais) se fazerem presentes na reunião no dia determinado, a escola toma as seguintes medidas digamos que ao marcamos a reunião 60% dos pais compareçam e 40% falte realiza-se a reunião com os 60% e depois a gestão convida os pais para que venham a escola em dias alternados conforme suas possibilidades digamos que destes venham 20% os demais 20% restante realiza-se visitas domiciliares para que se conclua os 100% de envolvimentos nas atividades escolares.  
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MARIA, Rosa. TV escola. Fazendo o projeto político pedagógico passo a passo. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CLNRF9T6MjU&spfreload=10>. Acesso em: 17 nov. 2014. 

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