terça-feira, 15 de maio de 2012

                                               RESENHA ANALÍTICA 

Karl Marx assim como durkheim nasceu de uma família de classe media o que possibilitou para que ele estudasse e se tornasse um cientista critico, ele cresceu dentro da Alemanha em um governo autoritário, e que tinha como objetivo eliminar os seus adversários, por isso, ele tornou-se critico do estado da Alemanha e foi proibido pelo governador de se torna um professor universitário, sendo assim ele tornou-se um jornalista brilhante chegou a dirigir agencias jornalísticas.
Porém Marx seguir uma teoria diferente da de durkheim acerca do capitalismo, pois durkheim é a favor do capitalismo na visão dele com apenas algumas mudanças o capitalismo se tornaria perfeito e a sociedade justa. Pois durkheim era moralista e segundo o mesmo para que a sociedade funciona-se bem seria preciso a interdependência entre os indivíduos que, seria capaz de unir as pessoas e assim a sociedade funcionava perfeitamente. Durkheim era positivista e acreditava que a divisão social do trabalho era uma maneira de manter a harmonia social que seria preciso para que houvesse a moral social, ou seja, com cada um desenvolvendo sua determinada função especifica e precisando um do outro as pessoas se uniam ex. na escola se entre os educandos um falha-se cairia o desempenho de todo o grupo ou de todo a turma, mas se eles se comportassem e conseguisse alcançar o equilíbrio entre eles, eles alcançariam o progresso alias daí originam-se o lema ordem e progresso, ou seja, é preciso manter a ordem ex, as coisas bem organizadas, equilibradas e controladas para se alcançar o progresso, ou seja, as vitórias, o desenvolvimento ou o sucesso.
 Marx era contrario a durkheim, pois na visão dele o capitalismo é imperfeito e ele se posicionava contra o capitalismo que era um dos principais causadores de desordens na sociedade e o capitalismo era injusto devido à relação de exploração do opressor-oprimido que se caracterizava-se pela distinção entre as classes sociais, ou seja, a dos ricos sobre os pobres (burguesia x proletariado).
Marx se interessou pela relação existente entre a consciência das pessoas e as formas de se organizarem para transforma a natureza através do trabalho, ou seja, para sobrevive o homem transforma a natureza e se transforma, pois através do seu trabalho ele se regenera. Para Marx o modo como as pessoas trabalham influencia no modo como elas pensam e se posicionam como seres sociais. Ex. quando trabalham em equipe, ex. No clube nos movimentos sociais as pessoas se posicionam como seres sociais, pois se tornam reconhecidos, valorizados, e socialmente aceitos.
Segundo Marx o capitalismo tem como objetivo a produção de mercadorias, alias se observamos percebemos que estamos cercados de mercadoria, podemos percebe nas novelas, os personagens sempre lançam moda mostram produtos e divulgam nos comercias assim como nos programas os seus patrocinadores que geralmente são donos de empresas mais uma vez divulgam as suas mercadorias influenciado o público a comprar muitas vezes na visão ingênua das coisas tornando-se cada vez mais consumidores (consumidores dos sonhos), ou seja, consumidores passivos, e alienados, dentro da nossa realidade concreta percebemos também por os lados as propagandas e os anúncios que surgem com a finalidade de torna o público ou povo cada vez mais consumidor até mesmo o governo desenvolver créditos para que nós possamos ficar endividados e assim nos tornarmos cada vez mais alienados. Entretanto, o que pode haver por trás dessas mercadorias? Que relações sociais elas escondem para Marx além das mercadorias e das relações de troca dessas mercadorias, existem duas classes sociais a burguesia que é a dona dos meios de produção e o proletariado que detém a força de trabalho e vender por um salário que acaba sendo considerada também como mercadoria.
 Os proprietários sabem que a força de trabalho é a única que tem a capacidade de produzir muito mais do que necessita para a sua reprodução, ou seja, a mão de obra do trabalhador passa a produzir lucro para os grandes empresários que pagam sempre muito menos do ele produziu e assim exploram os seus serviços. Ex. se eu tenho uma fábrica de coca-cola e o funcionário produz 100 litros e o equivalente a 5000 reais eu pago o salário de 500 no Maximo, ou seja, eu estou explorado este funcionário para que eu possa me tornar cada vez mais empresário. O que é característico do capitalismo.
Um dos principais problemas sociais encontrados por Marx é a contradição entre capital e trabalho, pois é um carrão de um lado e uma bicicleta do outro, é uma mansão de um lado e uma casa muitas vezes velha do outro, é muito dinheiro de um lado e pobreza do outro, é vida saudável de um lado e fome ou miséria do outro, são intelectuais de um lado e muitas vezes pessoas sem acesso a escola ou quando tem acesso é uma educação de péssima qualidade de outro, e assim sucessivamente.
Numa sociedade organizada pela exploração de uma classe sobre outra não tem como funcionar, e se torna uma sociedade de conflitos, ex. o conflitos dos oprimidos para se libertar da opressão dos opressores. E por isso para Marx a sociedade só se desenvolveria se fosse construída uma nova sociedade o socialismo. Para que não haja exploração nem divisão entre as classes e assim surjam novas instituições sociais, porém isso só seria possível quando a classe trabalhadora a mais prejudicada se organizasse e lutasse pelos seus direitos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário