terça-feira, 15 de maio de 2012


               RESUMO ANALÍTICO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS 

A pedagogia é a disciplina que estudar a educação no contexto geral e principalmente a relação entre professor (educador) e aluno (educando). As principais tendências pedagógicas são a tradicional, a nova, e a tecnicista, e ambas são conservadoras, ou seja, consiste em conservar e manter o sistema capitalista, e a principal diferença entre elas é pratica pedagógica, ou seja, a relação professor educador-aluno educando. 
A pedagogia tradicional consiste na transmissão de conhecimento e dos valores culturais e sociais, e tem como objetivos adaptar e preparar o individuo para a vida em sociedade, o professor é considerado o centro de atenção, o possuidor do conhecimento, e o aluno é considerado uma folha de papel em branco, que carecia do conhecimento, e não podiam participar nem questionar, e estimulava-se a competição e a centralidade fazendo os alunos entenderem que são dependentes de se mesmos, ou seja, do seu próprio esforço e os alunos não podiam nem mesmo se envolver no projeto educativo aplicado pelo professor.
A pedagogia nova consiste em forma e preparar o individuo para a vida em sociedade e ao contrario de transmitir o conhecimento possibilitar a aprendizagem mostrando o caminho para que os alunos possam criá-lo. E os educando (pesquisadores) eram estimulados a realizarem pesquisas em grupo para criarem os seus próprios conhecimentos o professor passa a ser o educador, guiar ou orientador, e o aluno é o educando ou pesquisador, sendo assim o educando pode participar dos debates e das discussões na classe e tem envolvimento significativo no projeto educativo aplicado pelo educador.
A pedagogia tecnicista consiste na formação e na preparação do individuo para a vida em sociedade, mas visando o sistema capitalista tem como base de ensino o estimula-resposta, isto é o professor da o estimulo e espera uma resposta adequada.  E tem como objetivo a rápida profissionalização ex. no exame supletivo que concluir o ensino médio e três meses, devido às necessidades de se preparar eficientemente mesmo que com falhas na capacitação, pois a aprendizagem cair significadamente devido à redução da carga horária e do currículo aplicado, mas eles buscam a uma rápida especialização para entrarem na competição do mercado de trabalho globalizado. O professor é considerado o instrutor, ou seja, o treinador que treina o aluno para alcançar determinados fins e objetivos específicos. Ex. os cursinho preparatórios para os concursos que os alunos estudam temporariamente e tem como objetivo a aprovação em determinado concurso eles utilizam o modelo de estudo do tecnicismo. Assim como na tradicional os alunos não podem participar de debates ou ate mesmo questionar as ordens do treinador. E ao contrario das outras duas tendências a tecnicista não realizar pesquisas em grupo nem valorizam as aulas expositivas, seus métodos de ensino são desenvolvidos com os textos de perguntas e respostas.
No Brasil essas tendências não são aplicadas em sua totalidade, pois elas não estão bem caracterizadas, pois nunca na historia conseguiram aplicar o modelo por completo se analisarmos o cotidiano das escolas brasileiras veremos que os professores, misturam as técnicas. É comum os professores que adotam uma postura tradicional utilizarem material didático tecnicista. É por isso que ainda não há um modelo definido. Porém no Brasil essas tendências apareceram em momentos distintos.
Nas décadas de 1920 e 1930 o cenário cultural e educacional no Brasil passa por mudanças significativas dentre os acontecimentos surgiu a (ABE) associação brasileira de educação. Nesta associação aparece um grupo de educadores liderados pelo sociólogo Fernando de Azevedo que desenvolveu o movimento renovador do ensino e foram os primeiros percussores da pedagogia nova no Brasil com isso surgem no Brasil nas décadas de 1920 e 1930 as primeiras idéias da pedagogia nova, e que demorou a fazer parte do âmbito escola e só recentemente começou a fazer parte das praticas escolares e a pedagogia tecnicista tonou-se um dos pilares da proposta metodológica para o ensino oficial Brasileiro no período subseqüente a 1970. Com a instauração do regime militar de 1964, os generais procuravam capacitar de modo rápido, pois na verdade a preocupação dos generais para evitar ao máximo que a escola fosse local de debate e questionamento da vida na sociedade Brasileira, pois eles queriam pessoas incapazes de compreender a realidade social e de desenvolver o senso critico sobre a sociedade por isso a pedagogia tecnicista seria a ideal pela proposta política.


créditos para a equipe: 
JANEIDE LIMA
JOÃO NOBRE DIAS
JULIANE MARIA  
LIDIANE DANTAS
ROSILENE OLIVEIRA
ROSILENE SANTOS 

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