terça-feira, 15 de maio de 2012

                         A EDUCAÇÃO SEGUNDO O FUNCIONALISMO 

Numa sociedade que esta organizada pela moral social surge os problemas quando há conflitos  os interesses individuais contra interesses coletivos. Ex. um candidato que tem pretensão de busca interesse individual não esta apto para o cargo, pois este cargo deve ser dedicado a uma pessoa que tenha objetivos coletivos porque caso ao contrário ira prejudica o desenvolvimento social. Outro exemplo de um movimento social quando o individuo não cumprir as regras estabelecidas será punido e a punição poderá ser da, mas simples ate a expulsão do individuo. E até mesmo no convívio familiar que existem regras estabelecidas pelo lideres da família, ou seja, os pais eles exigem que essas regras sejam cumpridas, e caso o contrario serão punidos, pois é preciso que haja na família, objetivos coletivos. E outro exemplo que podemos citar é nos grupos populares os lideres exigem dos membros comprometimento com os objetivos coletivos. Daí a importância que durkheim atribui à educação, pois a função da educação é sociabilizar o individuo e mostrar que sozinho ele não consegue sobrevive e nem alcançar os seus objetivos particulares, pois o individuo só conseguir se desenvolver convivendo no coletivo. E por isso mostrar também como os indivíduos deve se comportar na sociedade para que seja socialmente aceito,
As características da educação são uni de (unidade) e múltipla de (diversidade).
A educação una caracteriza-se pela transmissão de idéias, valores, e regras sociais a todos os indivíduos no meio social onde vive para que possam convive em harmonia e visando o progresso.
A educação múltipla além de transmite valores social caracteriza-se pela diversidade e pela especificidade de conhecimento, ou seja, um médico não estudar o mesmo que um advogado assim como o advogado não estudar o mesmo que um psicólogo, e o psicólogo não estudar o mesmo que um medico veterinário, ou seja, é o chamado ensino especializado que forma o individuo para desempenha uma determinada função na sociedade, característica do sistema capitalista que tem como objetivo desenvolver nos indivíduos uma relação de interdependência para que um individuo precise do outro e assim a sociedade possa desenvolve-se harmonicamente visando facilitar o a ordem e o progresso.
A função do estado na educação é cuidar da moral social e organizar a sociedade com base no desenvolvimento coletivo, pois o estado é o único órgão capaz de elaborar projetos e orientar a educação com fins sociais.
            Podemos concluir que a relação estado escola sociedade estado acontece da à seguinte maneira o estado mandar o individuo para escola onde ele estuda e já começa a fiscalizado pelos órgãos que fiscalizam a educação ex.mec. (ministério da educação),  para que possa adquirir conhecimento dos valores sociais, e com o individuo já preparado para conviver socialmente ele é enviado a sociedade que por sua vez manda-o de volta para o estado ou seja ele passa a ser acompanhado pelas leis e pelas regras do estado que é o cérebro da sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário