PROPOSTA OTIMISTA DE RESILIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA
SOCIEDADE HUMANÍSTICA
A resiliência tem se constituído em um dos campos
de estudo da psicologia pelo seu caráter de superação otimismo e principalmente
pela sua busca pela liberdade e pela transformação das estruturas educacionais.
Que constitui um dos campos da psicologia. Ex. o estudante que tornam-se
excluídos da sua turma na escola e mesmo diante desta situação desagradável
conseguir se superar e acreditando que é possível lutar pelo sucesso tanto que
depois volta a ser inserido ou incluído no convívio social com seus colegas da
turma. Outro exemplo do comportamento resiliênte é o caso de uma adolescente
que mesmo morando com seus pais dependentes químicos conseguir resistir ao
vicio sendo assim ser resiliênte este relacionado com ser resistente e otimista
e consiste na idéia de flexibilidade com a capacidade de recuperação, e
refere-se ao otimismo dos indivíduos que resistem a situações e momentos que
poderia leva o individuo a cair no fracasso, em que pelo contrário os
resiliêntes superam esses momentos. E percebemos também a preocupação com as
estruturas educacionais básicas e as suas relações com as políticas públicas da
educação podemos citar como exemplos que a preocupação relaciona-se com a
despreparação devido inclusive a falta da formação continuada e a falta de
compromisso tanto dos educandos quanto dos educadores com o fenômeno educativo
até mesmo devido a desvalorização e a baixa remuneração que acabar trazendo
problemas para a educação básica. E também não podemos deixar de ressaltar o
objetivo do governo de preparar a sociedade como um mecanismo de produção de
mercadoria para que se adaptasse ao novo sistema sócio-econômico, ou seja, a
sociedade capitalista.
Montra os constantes conflitos entre capital e
trabalho e as suas relações com o ensino constituídos na escola ex. atualmente
temos percebido a consideração dos alunos como mercadoria com as quais o governo
estabelece relação comercial. Ex. percebemos que na escola existem classes
sociais diferentes e que se posicionam como dominantes e dominados e o
conhecimento que para uma torna-se continuação para a outra consiste no
rompimento dos seus valores histórico-culturais o que faz surgir na escola os
conflitos de direitos onde eles lutam por uma educação que se relacione com o
seu cotidiano enquanto os dominantes pretendem desenvolver uma educação que
possibilite a dominação para com a classe dominada para trabalhar nas suas
empresas e a elas tornam-se submissas.
Durante esta administração iniciou-se o sistema
educativo relacionado com o contexto sócio-econômico temos como exemplo os
alunos sendo cada vez mais tratados como mercadorias, ou seja, a estruturação
do capital-humano. Ex. percebemos a existência nas escolas e também na
sociedade de investimentos no capital-humano sendo um meio muito satisfatório e
de recompensa, ou seja, retorno no capital para o bolso dos empresários.
A educação é um ato de amor por isso nós temos que
está disposto a debates e discussões refletindo sobre a realidade dos
educandos, e o educador deve desenvolve com seus educandos uma relação de
reciprocidade e estimular a participação de todos, e atuar sempre com amor. Nesse
sentido a educação deve ficar fora do contexto sociopolítico e preparar os
educandos para a ação transformadora e aprimoramento da sua prática social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário