terça-feira, 15 de maio de 2012


PROPOSTA OTIMISTA DE RESILIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE HUMANÍSTICA

A resiliência tem se constituído em um dos campos de estudo da psicologia pelo seu caráter de superação otimismo e principalmente pela sua busca pela liberdade e pela transformação das estruturas educacionais. Que constitui um dos campos da psicologia. Ex. o estudante que tornam-se excluídos da sua turma na escola e mesmo diante desta situação desagradável conseguir se superar e acreditando que é possível lutar pelo sucesso tanto que depois volta a ser inserido ou incluído no convívio social com seus colegas da turma. Outro exemplo do comportamento resiliênte é o caso de uma adolescente que mesmo morando com seus pais dependentes químicos conseguir resistir ao vicio sendo assim ser resiliênte este relacionado com ser resistente e otimista e consiste na idéia de flexibilidade com a capacidade de recuperação, e refere-se ao otimismo dos indivíduos que resistem a situações e momentos que poderia leva o individuo a cair no fracasso, em que pelo contrário os resiliêntes superam esses momentos. E percebemos também a preocupação com as estruturas educacionais básicas e as suas relações com as políticas públicas da educação podemos citar como exemplos que a preocupação relaciona-se com a despreparação devido inclusive a falta da formação continuada e a falta de compromisso tanto dos educandos quanto dos educadores com o fenômeno educativo até mesmo devido a desvalorização e a baixa remuneração que acabar trazendo problemas para a educação básica. E também não podemos deixar de ressaltar o objetivo do governo de preparar a sociedade como um mecanismo de produção de mercadoria para que se adaptasse ao novo sistema sócio-econômico, ou seja, a sociedade capitalista.
Montra os constantes conflitos entre capital e trabalho e as suas relações com o ensino constituídos na escola ex. atualmente temos percebido a consideração dos alunos como mercadoria com as quais o governo estabelece relação comercial. Ex. percebemos que na escola existem classes sociais diferentes e que se posicionam como dominantes e dominados e o conhecimento que para uma torna-se continuação para a outra consiste no rompimento dos seus valores histórico-culturais o que faz surgir na escola os conflitos de direitos onde eles lutam por uma educação que se relacione com o seu cotidiano enquanto os dominantes pretendem desenvolver uma educação que possibilite a dominação para com a classe dominada para trabalhar nas suas empresas e a elas tornam-se submissas.
Durante esta administração iniciou-se o sistema educativo relacionado com o contexto sócio-econômico temos como exemplo os alunos sendo cada vez mais tratados como mercadorias, ou seja, a estruturação do capital-humano. Ex. percebemos a existência nas escolas e também na sociedade de investimentos no capital-humano sendo um meio muito satisfatório e de recompensa, ou seja, retorno no capital para o bolso dos empresários.
A educação é um ato de amor por isso nós temos que está disposto a debates e discussões refletindo sobre a realidade dos educandos, e o educador deve desenvolve com seus educandos uma relação de reciprocidade e estimular a participação de todos, e atuar sempre com amor. Nesse sentido a educação deve ficar fora do contexto sociopolítico e preparar os educandos para a ação transformadora e aprimoramento da sua prática social. 

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