ATIVIDADE DE
PSICOLOGIA (behaviorismo)
1- Quem é o fundador do
behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
John B. Watson, as tendências são
comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do
comportamento e análise do comportamento.
2- Para os behavioristas,
qual é o objeto da psicologia e como é caracterizado?
É o comportamento, pela interação
individuo – meio e as suas respostas e estímulos do ambiente, ou seja, no
cotidiano.
3- Como o homem é
estudado pelo behaviorismo?
O homem é estudado pela sua interação
com ambiente sendo, tomado como produto e produtor dessas interações.
4- Qual o mais importante
teórico do behaviorismo?
É o B. F. Skinner (1904-1990).
5- O que é comportamento
de reflexo ou respondente? Dê exemplos.
É o comportamento que ocorre “eventualmente”
e involuntariamente diante de determinadas situações. Ex. quando estamos dirigindo
no transito e o semáforo acende o sinal vermelho nós tendemos a Parar, ou seja,
atitude controlada por antecedentes. Quando nós estamos dirigindo e se
deparamos numa situação previa de acidente imediatamente freamos o carro numa
atitude de reflexo. E quando estamos mexendo com cebola que choramos
facilmente.
6- Como o comportamento
respondente pode ser condicionado? Dê exemplos.
São condicionados através do feedback e do processo de
estimulos-respostas onde o individuo recebe e reagem a estimulo do meio externo.
Ex. quando nós fazemos uma pergunta levamos em consideração o contexto e a
pessoa que irá responder também de acordo com as suas relações com o meio externo.
Suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada devido ao
encolhimento ou constrição vasos sanguínea, caracterizando o comportamento como
respondente.
7- O que é comportamento
operante? Dê exemplos.
É
o comportamento modelado atuante no mundo seja direto ou indiretamente e é
controlado pelas conseqüências. Ex. quando nós treinamos um cachorro para
realizar uma determinada atividade especifica ex. o cachorro que participa das
atividades e maratonas dos policias nas suas ações concretas. Ser ou não
engraçado, quando a criança para chamar a sua mãe. O movimento de sucção da
criança durante a mama. Quando nós sinalizamos para um transporte,
inclinando-se a mão para o mesmo.
8- Como se condiciona o
comportamento operante? Dê exemplos.
Pela aprendizagem do comportamento, e
pela relação entre estimulo-resposta e da ação do organismo ao efeito
resultante desta ação. Ex. no experimento realizado com o rato pelo Skinner
percebemos que o ratinho ao pressionar a barra tomaria um pouco de água e assim
satisfazia a sua necessidade e assim o comportamento é aprendido. Se eu faço
uma pergunta e estimulo o respondente a responder do modo eu quero a resposta,
eu vou estar operado sobre a resposta do respondente.
9- O que é reforço? O que
é reforço negativo e positivo? Dê exemplos.
É o estimulo reforçador, ou seja, na
experiência com o rato era a água.
Positivo:
é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta
que o produz. O comportamento é condicionado pela recompensa, ou seja, se eu
pegar um cachorro para realizar uma determinada atividade ou maratona e eu dor
ele um biscoito por cada acerto, aumentar a probabilidade da resposta. Quando o
professor promete uma recompensa para que eles façam uma pesquisa aumentar a
probabilidade da sua realização. Quando nós realizamos uma determinada atividade
e somos recompensados até mesmo com palavras ficamos mais motivados e tendemos
a alcançar ótimos resultados, ou seja, a dar ótimas respostas.
Negativo:
é todo evento que
aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. O comportamento é
condicionado pela punição, ou seja, consiste em evitar ou eliminar a resposta.
Ex. no grupo social com o padrão de comportamento estabelecido nós tendemos a
evitar o comportamento inadequado para evitar a punição. O jogador de futebol
procura evitar o comportamento inadequado para evitar a sua punição ex. à
expulsão, para continuar no jogo. Numa discussão ofensiva a pessoa mais
equilibrada tende a controlar a discussão para evitar possíveis problemas e as
suas punições.
10- Explique os processos
de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos.
Esquiva:
é o processo no qual os estímulos aversivos condicionados e
incondicionados estão separados por um espaço de tempo apreciável, permitindo
que o individuo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a
magnitude do segundo estimulo. Ex. o raio precede a trovoada, o som do
mortozinho do dentista precede a dor de dente. Quando nós estamos dirigindo e
temos um susto diante de uma situação “previa de acidente” ficamos, mas
espertos e atentos para evitar possíveis problemas durante o nosso percurso.
Fuga:
que é o comportamento reforçado aquele que termina com um estimulo aversivo já
em andamento. Ex. no ato de colocar as mãos nos ouvidos para não ouvir o
estrondo do trovão. Ao desviar o rosto do dentista tentamos fugir da dor, no
ato de atenção para evitar possíveis acidentes.
11- O que é extinção e
punição? Dê um exemplo para cada caso.
Extinção:
é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de
ser reforçada. Quando nós estamos, paquerado e tentado conquistar uma menina enquanto
ela nos mostrar interesse nós acreditamos e ficamos felizes por esta com ela,
mas quando esta nos mostrar uma reação de ignorância nós tendemos a se afastar
e ficarmos frustrados.
Punição:
é outro procedimento importante que envolve a consequenciação de uma resposta
quando a apresentação de um estimulo aversivo ou remoto de um reforçador
positivo presente. Ex. quando os professores tradicionais colocavam ou colocam
os alunos para escreverem inúmeras vezes a mesma palavra a punição consiste no
castigo para este aluno.
12- O que é generalização
e discriminação? Dê exemplos.
Generalização:
consiste no controle sobre uma resposta devido a estímulo,
mas diferentes. Ex. suponhamos que no semáforo existissem fosse às cores
vermelho e rosa, correríamos o risco de sermos atropelados, pois os motoristas
poderiam generalizar os sinais e não acontece com o verde porque além de ser
uma cor distinta esta colocada em posição oposta no semáforo. E quando nós nos
confundimos com irmãos gêmeos e pensamos que um é o outro estamos
generalizan-dos-lhes. Estudando nós aprendemos e podemos aplicar no cotidiano
que nós aprendemos e podemos desenvolver até mesmo a nossa comunicação que é
uma das mais importantes habilidades que nós temos e temos que valorizá-la e
desenvolve-la de maneira satisfatória.
Discriminação:
consiste na extinção de uma resposta sobre a outra. Ex. consiste na adaptação
do individuo em diferentes situações e momentos, ou seja, se estamos em uma
festa temos se posicionar de acordo com o ambiente assim como qualquer outro
lugar onde estivermos. Quando um motorista que esta dirigindo no transito encontrar o final do
semáforo fechado ele para, ou melhor, esperamos
que ele pare como resposta ao estimulo discriminativo para a emissão do
comportamento de parar o veiculo.
Otimas repostas, me ajudou bastante. Obg
ResponderExcluirExcelente blog professor sucesso!!!
ResponderExcluirme ajudou muito professor, parabens
ResponderExcluirme ajudou muito professor , parabêns!!!!!
ResponderExcluirme ajudou muito professor , parabêns!!!!!
ResponderExcluirme ajudou muito professor, parabens
ResponderExcluirobrigado, muito bom para estudar
ResponderExcluirParabens PROFESSOR nos ajuda bastante as suas dicas;
ResponderExcluirMUITO OBRIGADO PROFESSOR, BELO TRABALHO!
ResponderExcluirshow de bola, parabéns. obrigado pela ajuda!
ResponderExcluirObg professor...
ResponderExcluirparabens prof,essas respostas ajuda tirar muitas duvidas.
ResponderExcluirParabéns me ajudou muito gratidão.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom mesmo.
ResponderExcluirMuito obrigada
ResponderExcluirme ajudou muito parabéns ótimas respostas e fácil de se entende
ResponderExcluirÓtimas respostas me ajudou muito obg
ResponderExcluir