terça-feira, 15 de maio de 2012

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA (behaviorismo)

1-      Quem é o fundador do behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
John B. Watson, as tendências são comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e análise do comportamento.   
2-      Para os behavioristas, qual é o objeto da psicologia e como é caracterizado?
É o comportamento, pela interação individuo – meio e as suas respostas e estímulos do ambiente, ou seja, no cotidiano. 
3-      Como o homem é estudado pelo behaviorismo?
O homem é estudado pela sua interação com ambiente sendo, tomado como produto e produtor dessas interações. 
4-      Qual o mais importante teórico do behaviorismo?
É o B. F. Skinner (1904-1990).
5-      O que é comportamento de reflexo ou respondente? Dê exemplos.
É o comportamento que ocorre “eventualmente” e involuntariamente diante de determinadas situações. Ex. quando estamos dirigindo no transito e o semáforo acende o sinal vermelho nós tendemos a Parar, ou seja, atitude controlada por antecedentes. Quando nós estamos dirigindo e se deparamos numa situação previa de acidente imediatamente freamos o carro numa atitude de reflexo. E quando estamos mexendo com cebola que choramos facilmente.       
6-      Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos.
São condicionados através do feedback e do processo de estimulos-respostas onde o individuo recebe e reagem a estimulo do meio externo. Ex. quando nós fazemos uma pergunta levamos em consideração o contexto e a pessoa que irá responder também de acordo com as suas relações com o meio externo. Suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada devido ao encolhimento ou constrição vasos sanguínea, caracterizando o comportamento como respondente.            
7-      O que é comportamento operante? Dê exemplos.
É o comportamento modelado atuante no mundo seja direto ou indiretamente e é controlado pelas conseqüências. Ex. quando nós treinamos um cachorro para realizar uma determinada atividade especifica ex. o cachorro que participa das atividades e maratonas dos policias nas suas ações concretas. Ser ou não engraçado, quando a criança para chamar a sua mãe. O movimento de sucção da criança durante a mama. Quando nós sinalizamos para um transporte, inclinando-se a mão para o mesmo.              
8-      Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplos.
Pela aprendizagem do comportamento, e pela relação entre estimulo-resposta e da ação do organismo ao efeito resultante desta ação. Ex. no experimento realizado com o rato pelo Skinner percebemos que o ratinho ao pressionar a barra tomaria um pouco de água e assim satisfazia a sua necessidade e assim o comportamento é aprendido. Se eu faço uma pergunta e estimulo o respondente a responder do modo eu quero a resposta, eu vou estar operado sobre a resposta do respondente.      
9-      O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê exemplos.
É o estimulo reforçador, ou seja, na experiência com o rato era a água.
Positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. O comportamento é condicionado pela recompensa, ou seja, se eu pegar um cachorro para realizar uma determinada atividade ou maratona e eu dor ele um biscoito por cada acerto, aumentar a probabilidade da resposta. Quando o professor promete uma recompensa para que eles façam uma pesquisa aumentar a probabilidade da sua realização. Quando nós realizamos uma determinada atividade e somos recompensados até mesmo com palavras ficamos mais motivados e tendemos a alcançar ótimos resultados, ou seja, a dar ótimas respostas.         
Negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. O comportamento é condicionado pela punição, ou seja, consiste em evitar ou eliminar a resposta. Ex. no grupo social com o padrão de comportamento estabelecido nós tendemos a evitar o comportamento inadequado para evitar a punição. O jogador de futebol procura evitar o comportamento inadequado para evitar a sua punição ex. à expulsão, para continuar no jogo. Numa discussão ofensiva a pessoa mais equilibrada tende a controlar a discussão para evitar possíveis problemas e as suas punições.            
10-  Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos.
Esquiva: é o processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um espaço de tempo apreciável, permitindo que o individuo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estimulo. Ex. o raio precede a trovoada, o som do mortozinho do dentista precede a dor de dente. Quando nós estamos dirigindo e temos um susto diante de uma situação “previa de acidente” ficamos, mas espertos e atentos para evitar possíveis problemas durante o nosso percurso.
Fuga: que é o comportamento reforçado aquele que termina com um estimulo aversivo já em andamento. Ex. no ato de colocar as mãos nos ouvidos para não ouvir o estrondo do trovão. Ao desviar o rosto do dentista tentamos fugir da dor, no ato de atenção para evitar possíveis acidentes.                
11-  O que é extinção e punição? Dê um exemplo para cada caso.
Extinção: é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Quando nós estamos, paquerado e tentado conquistar uma menina enquanto ela nos mostrar interesse nós acreditamos e ficamos felizes por esta com ela, mas quando esta nos mostrar uma reação de ignorância nós tendemos a se afastar e ficarmos frustrados.      
Punição: é outro procedimento importante que envolve a consequenciação de uma resposta quando a apresentação de um estimulo aversivo ou remoto de um reforçador positivo presente. Ex. quando os professores tradicionais colocavam ou colocam os alunos para escreverem inúmeras vezes a mesma palavra a punição consiste no castigo para este aluno.      
12-  O que é generalização e discriminação? Dê exemplos.
Generalização: consiste no controle sobre uma resposta devido a estímulo, mas diferentes. Ex. suponhamos que no semáforo existissem fosse às cores vermelho e rosa, correríamos o risco de sermos atropelados, pois os motoristas poderiam generalizar os sinais e não acontece com o verde porque além de ser uma cor distinta esta colocada em posição oposta no semáforo. E quando nós nos confundimos com irmãos gêmeos e pensamos que um é o outro estamos generalizan-dos-lhes. Estudando nós aprendemos e podemos aplicar no cotidiano que nós aprendemos e podemos desenvolver até mesmo a nossa comunicação que é uma das mais importantes habilidades que nós temos e temos que valorizá-la e desenvolve-la de maneira satisfatória.                  
Discriminação: consiste na extinção de uma resposta sobre a outra. Ex. consiste na adaptação do individuo em diferentes situações e momentos, ou seja, se estamos em uma festa temos se posicionar de acordo com o ambiente assim como qualquer outro lugar onde estivermos. Quando um motorista que esta dirigindo no transito encontrar o final do semáforo fechado ele para, ou melhor, esperamos que ele pare como resposta ao estimulo discriminativo para a emissão do comportamento de parar o veiculo.   

18 comentários:

  1. Otimas repostas, me ajudou bastante. Obg

    ResponderExcluir
  2. me ajudou muito professor, parabens

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito professor , parabêns!!!!!

    ResponderExcluir
  4. me ajudou muito professor , parabêns!!!!!

    ResponderExcluir
  5. me ajudou muito professor, parabens

    ResponderExcluir
  6. Parabens PROFESSOR nos ajuda bastante as suas dicas;

    ResponderExcluir
  7. MUITO OBRIGADO PROFESSOR, BELO TRABALHO!

    ResponderExcluir
  8. show de bola, parabéns. obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  9. parabens prof,essas respostas ajuda tirar muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns me ajudou muito gratidão.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. me ajudou muito parabéns ótimas respostas e fácil de se entende

    ResponderExcluir