RESUMO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO GREGO
A
Grécia era sociedade organizada onde se deu inicio ao processo de
democratização e onde teve um grande avanço da cultura da civilização e da
educação, os gregos tinham uma visão universal e o pensamento questionador sempre
em busca da verdade ou das verdades começavas se por perguntar o que é o homem
e duas cidades gregas dividiu-se nas respostas Esparta e Atenas. Para a
primeira o homem é o resultado de todo o seu desenvolvimento físico e
intelectual, e para a segunda, o que caracterizava os homens eram a busca pela
sua liberdade e precisava ser racional saber se comunicar e defender a sua
posição. Mas todas essas características eram atribuídas apenas a os homens
livres e era a minoria.
A educação grega tinha como características a competição e a formação de
guerreiros para quando estivessem submetidos à classe tivessem controle sobre
as regiões conquistadas. E a educação atendia a privilégios das classes
dominantes sendo assim ensinava uns poucos a governar, mas tinham os outros
como escravos, talvez se democratizassem a educação seria uma forma de colocar
a sociedade no caminho certo, ou seja, no caminho do progresso. E mesmo assim a
educação grega conseguiu chegar ao nível mais avançado da educação na
antiguidade com a formação integral do individuo, ou seja, a formação cultural
e social numa influência recíproca. Os gregos desenvolveram a pedagogia da
busca pela capacidade individual e pela liberdade política e social.
Os principais campos de estudo da Grécia são a literatura a filosofia, a
ginástica, a arte e as ciências no geral que seria capaz, segundos os gregos de
forma os indivíduos, apesar das duas cidades desenvolverem em diferentes campos
e metodologia ex. os espartanos tinham como base a ginástica e a moral já para
os atenienses a educação consistiu na formação do individuo para a política.
As principais tendências pedagógicas gregas foram de Pitágoras, a de
Isócrates e a de Xenofontes.
Pitágoras:
pretendia mostrar a onde e a harmonia que matemática demonstrava.
Isócrates: tinha
como base da educação a reflexão.
Xenofontes:
pensava numa educação democrática.
Os gregos eram educação para se manterem superior aos outros e criava
entre eles uma competição visando o glamour e o sucesso. Na cidade guerreira se
Esparta as mulheres eram tidas apenas para reproduzir filhos para forma outros
guerreiros e tornou-se comum entre os homens a simpatia a admiração e as
relações entre eles.
Para Platão a escola deveria ser administrada regionalmente para evitar
assim o controle do estado, e as influencias do governo na educação, o ensino
deveria ser público visando assim o desenvolvimento intelectual dos indivíduos
o forte das duas cidades gregas que tinha praticamente os mesmos objetivos e
disputava entre si por uma melhor posição social.
Para Sócrates a educação tinha uma grande contribuição para transformação
da sociedade, mas é preciso que os estudantes estivessem preparados para
assumir os compromissos de transformação porque ele tinha o interesse e a
dedicação como meios de alcançar sucesso na educação ex. um filho de um
analfabeto ou de um medíocre poderia alcançar sucesso na educação enquanto os
filhos de uma pessoa instruída poderia não conseguir caso não se dedicasse e
não tivesse compromisso com a sua formação. Porem se comparássemos a um
ignorante haveria entre eles uma grande diferença e cada profissional ganha de
acordo com a sua preparação.
A alegoria da caverna estar,
diretamente relacionado com as diferentes formas de enxergar a mesma realidade
existente em nossa sociedade dentro dos aspectos econômicos, políticos e
sociais e principalmente as relações de poder existente nos dias atuais. Pois
vivemos em uma sociedade que estabelecer relações de domínio para com os
indivíduos que são obrigados a conviverem de maneira isolada e alienada não estando
consciente das respectivas mudanças ocorridas em nosso país e no mundo, ou. Mas
precisamos nos preparar e seguir avançando de acordo com o progresso do nosso
país. Mas estamos conscientes de nossas responsabilidades, deveres e direitos,
mas sabemos que temos que seguir as regras as normais e os padrões de
comportamentos exigidos pelas civilizações tidas como superiores e que
controlam as nações tidas como inferiores, causado assim as desigualdades
sociais. Percebemos que existem pessoas que vivem em uma sociedade imaginaria e
que só percebe os acontecimentos que estão a sua volta não tendo o mínimo de
compreensão sobre a realidade social passado assim a serem controlados
fiscalizados e submetidos às regras criadas pela elite.
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