sexta-feira, 18 de maio de 2012


    RESUMO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO GREGO

            A Grécia era sociedade organizada onde se deu inicio ao processo de democratização e onde teve um grande avanço da cultura da civilização e da educação, os gregos tinham uma visão universal e o pensamento questionador sempre em busca da verdade ou das verdades começavas se por perguntar o que é o homem e duas cidades gregas dividiu-se nas respostas Esparta e Atenas. Para a primeira o homem é o resultado de todo o seu desenvolvimento físico e intelectual, e para a segunda, o que caracterizava os homens eram a busca pela sua liberdade e precisava ser racional saber se comunicar e defender a sua posição. Mas todas essas características eram atribuídas apenas a os homens livres e era a minoria.
A educação grega tinha como características a competição e a formação de guerreiros para quando estivessem submetidos à classe tivessem controle sobre as regiões conquistadas. E a educação atendia a privilégios das classes dominantes sendo assim ensinava uns poucos a governar, mas tinham os outros como escravos, talvez se democratizassem a educação seria uma forma de colocar a sociedade no caminho certo, ou seja, no caminho do progresso. E mesmo assim a educação grega conseguiu chegar ao nível mais avançado da educação na antiguidade com a formação integral do individuo, ou seja, a formação cultural e social numa influência recíproca. Os gregos desenvolveram a pedagogia da busca pela capacidade individual e pela liberdade política e social.
Os principais campos de estudo da Grécia são a literatura a filosofia, a ginástica, a arte e as ciências no geral que seria capaz, segundos os gregos de forma os indivíduos, apesar das duas cidades desenvolverem em diferentes campos e metodologia ex. os espartanos tinham como base a ginástica e a moral já para os atenienses a educação consistiu na formação do individuo para a política.
As principais tendências pedagógicas gregas foram de Pitágoras, a de Isócrates e a de Xenofontes.
Pitágoras: pretendia mostrar a onde e a harmonia que matemática demonstrava.
Isócrates: tinha como base da educação a reflexão.
Xenofontes: pensava numa educação democrática.
Os gregos eram educação para se manterem superior aos outros e criava entre eles uma competição visando o glamour e o sucesso. Na cidade guerreira se Esparta as mulheres eram tidas apenas para reproduzir filhos para forma outros guerreiros e tornou-se comum entre os homens a simpatia a admiração e as relações entre eles.
Para Platão a escola deveria ser administrada regionalmente para evitar assim o controle do estado, e as influencias do governo na educação, o ensino deveria ser público visando assim o desenvolvimento intelectual dos indivíduos o forte das duas cidades gregas que tinha praticamente os mesmos objetivos e disputava entre si por uma melhor posição social.
Para Sócrates a educação tinha uma grande contribuição para transformação da sociedade, mas é preciso que os estudantes estivessem preparados para assumir os compromissos de transformação porque ele tinha o interesse e a dedicação como meios de alcançar sucesso na educação ex. um filho de um analfabeto ou de um medíocre poderia alcançar sucesso na educação enquanto os filhos de uma pessoa instruída poderia não conseguir caso não se dedicasse e não tivesse compromisso com a sua formação. Porem se comparássemos a um ignorante haveria entre eles uma grande diferença e cada profissional ganha de acordo com a sua preparação.
A alegoria da caverna estar, diretamente relacionado com as diferentes formas de enxergar a mesma realidade existente em nossa sociedade dentro dos aspectos econômicos, políticos e sociais e principalmente as relações de poder existente nos dias atuais. Pois vivemos em uma sociedade que estabelecer relações de domínio para com os indivíduos que são obrigados a conviverem de maneira isolada e alienada não estando consciente das respectivas mudanças ocorridas em nosso país e no mundo, ou. Mas precisamos nos preparar e seguir avançando de acordo com o progresso do nosso país. Mas estamos conscientes de nossas responsabilidades, deveres e direitos, mas sabemos que temos que seguir as regras as normais e os padrões de comportamentos exigidos pelas civilizações tidas como superiores e que controlam as nações tidas como inferiores, causado assim as desigualdades sociais. Percebemos que existem pessoas que vivem em uma sociedade imaginaria e que só percebe os acontecimentos que estão a sua volta não tendo o mínimo de compreensão sobre a realidade social passado assim a serem controlados fiscalizados e submetidos às regras criadas pela elite.

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