RESUMO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO ROMANO
Os romanos assim como os gregos não
valorizavam o trabalho braça: separavam a direção do trabalho dos exercícios
destes. Seus estudos eram essencialmente humanistas e baseava-se na cultura
geral. E dos interesses locais e nacionais. Os romanos pretendiam universalizar
a sua humanista e acabaram por conseguir com cristianismo. Uma das principais
escolas era a dos gramáticos que seguia alguns critérios de ensino:
Textos para analisar a ortografia
Memorização de informações
adquiridas
Tradução de versos em prosas e
vice-versa.
Expressão de uma mesma idéia em
diversas construções
Análise das palavras e frases
(ortografia gramática e concordância)
Composição literária.
Era assim que se educavam as elites
romanas. Eram numerosos os escravos que sem formação eram tratados como objetos
e serviam aos senhores, ou seja, os grandes proprietários. E a sociedade era
formada por classes distintas de um lado os burgueses e de outro os plebeus ou
proletários. E os plebeus apesar de serem ´´livre´´ não tinha participação nem
intervenção nas relações políticas. Quando os romanos invadiram os territórios
trouxeram consigo influencias lingüísticas. E o sistema educativo era baseado
no ensino clássico dividido entre as escolas de educação elementar de gramática
e a universidade.
Os romanos também conquistaram a
Grécia onde geraram grandes pensadores da educação como catão (234-149 a.c), o
chamado antigo destacou-se pelo seu estudo do caráter. Marcos Terêncio (116-27
a.c) desenvolveu a relação entre a cultura romana e a helênica. Marcos túlio
(106-43 a.c) considerava o ideal da educação formar o orador. Marco túlio foi o
idealizador do direito. E outro destaque foi o marco Fabio Quintiliano
(aproximadamente de 35 depois de 96), ele centralizava a importância da
educação no conteúdo de preparação para discursos. Sêneca (por volta de 4 a.c
-65) insistia na educação para a individualidade. Plutarco (por volta de
46-depois de 119) insistia que a educação tinha que mostrar a biografia dos
homens que seria como os modelos de personalidade a ser seguidos.
Os romanos tinham como base de sustentação programas de agricultura
guerra e política. Aos poucos foi se
tornando base de sustentação da Roma os comerciantes e os artesões. E as escolas tinham como objetivos formar
administradores já que ou lutavam ou morriam e por isso eles precisavam se
preparar para as batalhas.
A educação passou ser dividida por nível, categoria ou classe onde todos
os se dividiu também os conteúdos a serem aplicados, mas eles tinham um sistema
semelhante ao militarismo e os professores eram rígidos e ensinavam todos os
tipos de direitos. A educação era administrada pela justiça defendia sua pátria
e escravizava os vencidos e puniam também através de penas financeiras.
Quando se têm os objetivos bem definidos devem-se buscar os caminhos
possíveis para alcançar esses objetivos. Todo o que dizemos fazemos seja em
caráter particular ou coletivo estar relacionado ao dever. Analisá-los é justo
negá-los desonra. A pesquisa do dever é realizada constantemente pelos
filósofos que atribuir os deveres aos homens. Para julgar e mostrar aos homens
os seus deveres é preciso que se leve em consideração os princípios e as regras
só assim saberemos julgá-los respeitando a amizade e a justiça.
Próprio do homem é a procura da verdade porque o homem é um ser
questionador por isso eles tendem a pergunta sempre para tirar as suas duvidas
e encontrarem ou descobrirem a verdade ou as verdades, e assim se preparam para
começa, a se posicionar exercendo a sua função social.
O mérito da virtude esta na ação porque quem conhece acredita e quem
acredita na maioria das vezes conseguem e conseguindo comemoram e reconhecem os
seus méritos. Ensinar de acordo com a natureza humana consiste em ensinar de
acordo com as expectativas dos estudantes.
Os talentos nas crianças quais devem ser tratados a memória, a imitação,
à vontade, a experiência, e a evolução. O tratamento deve-se dar através de
acompanhamento, orientação, paciência, equilíbrio motivação e reconhecimento
para que a criança sinta-se a confiante para desenvolver os seus talentos.
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