sexta-feira, 18 de maio de 2012


RESUMO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO ROMANO

            Os romanos assim como os gregos não valorizavam o trabalho braça: separavam a direção do trabalho dos exercícios destes. Seus estudos eram essencialmente humanistas e baseava-se na cultura geral. E dos interesses locais e nacionais. Os romanos pretendiam universalizar a sua humanista e acabaram por conseguir com cristianismo. Uma das principais escolas era a dos gramáticos que seguia alguns critérios de ensino:
          

            Textos para analisar a ortografia
            Memorização de informações adquiridas
            Tradução de versos em prosas e vice-versa.
            Expressão de uma mesma idéia em diversas construções
            Análise das palavras e frases (ortografia gramática e concordância)
            Composição literária.
            Era assim que se educavam as elites romanas. Eram numerosos os escravos que sem formação eram tratados como objetos e serviam aos senhores, ou seja, os grandes proprietários. E a sociedade era formada por classes distintas de um lado os burgueses e de outro os plebeus ou proletários. E os plebeus apesar de serem ´´livre´´ não tinha participação nem intervenção nas relações políticas. Quando os romanos invadiram os territórios trouxeram consigo influencias lingüísticas. E o sistema educativo era baseado no ensino clássico dividido entre as escolas de educação elementar de gramática e a universidade.
            Os romanos também conquistaram a Grécia onde geraram grandes pensadores da educação como catão (234-149 a.c), o chamado antigo destacou-se pelo seu estudo do caráter. Marcos Terêncio (116-27 a.c) desenvolveu a relação entre a cultura romana e a helênica. Marcos túlio (106-43 a.c) considerava o ideal da educação formar o orador. Marco túlio foi o idealizador do direito. E outro destaque foi o marco Fabio Quintiliano (aproximadamente de 35 depois de 96), ele centralizava a importância da educação no conteúdo de preparação para discursos. Sêneca (por volta de 4 a.c -65) insistia na educação para a individualidade. Plutarco (por volta de 46-depois de 119) insistia que a educação tinha que mostrar a biografia dos homens que seria como os modelos de personalidade a ser seguidos.
Os romanos tinham como base de sustentação programas de agricultura guerra e política.  Aos poucos foi se tornando base de sustentação da Roma os comerciantes e os artesões.  E as escolas tinham como objetivos formar administradores já que ou lutavam ou morriam e por isso eles precisavam se preparar para as batalhas.                       
A educação passou ser dividida por nível, categoria ou classe onde todos os se dividiu também os conteúdos a serem aplicados, mas eles tinham um sistema semelhante ao militarismo e os professores eram rígidos e ensinavam todos os tipos de direitos. A educação era administrada pela justiça defendia sua pátria e escravizava os vencidos e puniam também através de penas financeiras.
Quando se têm os objetivos bem definidos devem-se buscar os caminhos possíveis para alcançar esses objetivos. Todo o que dizemos fazemos seja em caráter particular ou coletivo estar relacionado ao dever. Analisá-los é justo negá-los desonra. A pesquisa do dever é realizada constantemente pelos filósofos que atribuir os deveres aos homens. Para julgar e mostrar aos homens os seus deveres é preciso que se leve em consideração os princípios e as regras só assim saberemos julgá-los respeitando a amizade e a justiça.
Próprio do homem é a procura da verdade porque o homem é um ser questionador por isso eles tendem a pergunta sempre para tirar as suas duvidas e encontrarem ou descobrirem a verdade ou as verdades, e assim se preparam para começa, a se posicionar exercendo a sua função social.
O mérito da virtude esta na ação porque quem conhece acredita e quem acredita na maioria das vezes conseguem e conseguindo comemoram e reconhecem os seus méritos. Ensinar de acordo com a natureza humana consiste em ensinar de acordo com as expectativas dos estudantes.
Os talentos nas crianças quais devem ser tratados a memória, a imitação, à vontade, a experiência, e a evolução. O tratamento deve-se dar através de acompanhamento, orientação, paciência, equilíbrio motivação e reconhecimento para que a criança sinta-se a confiante para desenvolver os seus talentos.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário