segunda-feira, 7 de maio de 2012


                                                                           RESUMO DO FILME ÁGORA

Podemos perceber que o filme estar diretamente relacionados com os conflitos existentes decorridos das disputas do império romano, havia um guerreiro muito inteligente e que tornou-se praticamente um mestre visto que o povo estava se tornando os seus seguidores e o povo o considerava como uma lenda nunca vista antes na historia romana.
Diante de todos os problemas encontrados em Roma, entre elas o fim da civilização romana, surgiu uma mulher que pretendia participar das discussões para desenvolver estratégias de defesa do império, mas os homens restringiam a mulher de assuntos de interesses políticos, então ela insistiu que poderia ajudá-los a garantir a segurança do império e todos se admiravam da coragem desta mulher que tinha como objetivos unir o povo para conquistar a liberdade.
Numa época que predominava-se a religião não se questionava-se as crenças, apesar de que os rivais e invasores zombavam da fé e do Deus dos outros, ex. o Deus dos judeus que acabavam por atacar os pagões na tentativa de punir os culpados que os deixavam ofendidos.
Deste quando vão pode matar roubar prostituir corromper dizendo que estão defendendo os seus princípios e as suas crenças religiosas, ou seja, a sua fé em deus, e os princípios de liberdade e respeito às diferenças advindas até mesmo de fatores econômicos culturais educacionais políticos e sociais.
Depois do uso da biblioteca alguns pagões se converteram ao cristianismo, e Alexandria passou por um período de paz, e o império foi dividido em dois para sempre e muitos cristões viram isso como um sinal de fim do mundo, e decidiram se preparar para uma vida santa, a moral dos cristões estavam ameaçadas apenas pela presença dos judeus que atacaram novamente os cristões e causaram varias mortes.
Mesmo diante de todos os conflitos havia preocupação com os interesses políticos. Ex. na situação desconfortável do prefeito que não podia tomar nenhuma posição, pois se tomasse poderia se posionanar contra boa parte do seu povo e por isso ficou inseguro, pois não sabia qual era a decisão mais sábia da parte dele. 
Havia uma cientista que movida pela curiosidade começou a realizar algumas pesquisas e descobertas entre elas, que as estrelas não cair, porque elas não moven-se para cima, ou para baixo, mas apenas em torno, ou ao redor do sol, em suas pesquisas descobriu que a terra é circular, redonda e possuir um centro, até porque se não houvesse o centro o universo seria desestruturado e caótico.
Hapatia a cientista continuava ensinando e pesquisando enquanto seus ex-discipulos ocupavam as altas posições na elite social, mas ela vivia no império sobre uma administração que prevalecia os interesses religiosos e acabaram por matá-la porque não aceitavam a posição dela sobre a sociedade.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário