terça-feira, 15 de maio de 2012

                                               RESENHA ANALÍTICA  

O filosofo Durkheim nasceu em 1858 na cidade de Épinal nas suas pesquisas Durkheim analisava a sociedade como um organismo e como em todos os organismos existem as instituições ex. família escola igreja estado clubes e ONGs e cada uma delas possuem suas células que desenvolver funções especificas, mas uma precisa do apoio das outras para funcionar bem ex. no clube há varias células e quando elas funcional harmoniosamente aumentam significadamente as possibilidades do clube se tornar campeão e quando uma das células não funcionar bem cair o desempenho de todas as outras surgindo assim os problemas no clube. É assim com o corpo humano quando todas as células funcionar bem o corpo estar em harmonia em ótima condição, mas quando uma dessas células não funcionar bem o corpo todo adoece.
Para que haja harmonia social é preciso que haja a moral social, ou seja, vamos imaginar que um estado esteja sem ordens e sem regras e as pessoas fizessem todo o que quisessem por ex. roubassem matassem ultrapassassem o sinal vermelho do trânsito atropelassem as pessoas e nada fosse feito pelo estado. Assim a sociedade estaria doente e começariam a surgir os problemas de desarmonia desordens em fim os problemas sociais advindos da crise da moral social daí origina-se o lema ordem e progresso, ou seja, é preciso manter a ordem para alcançar o progresso. Mas há um ponto negativo as regras foram criadas pela elite burguesa que quer estabelecer relação de dominação entre os indivíduos, mandar quem pode obedece quem tem juízo, ou seja, nós vivemos no sistema e somos controlados pelas leis criadas pelos políticos e capitalistas que controlam e dominam a sociedade.
Durkheim acreditava que a sociedade capitalista era boa e justa e capaz de manter a ordem social e a interdependência das funções para que um precisasse do outro e assim a sociedade pudesse convive harmoniosamente aceitando as condições que lhes eram postas e conservando o sistema capitalista sem grandes mudanças dentro do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário