sexta-feira, 18 de maio de 2012


CRISE DE IDENTIDADE DA ADOLESCÊNCIA
PERSPECTIVA TEMPORAL X CONFUSÃO TEMPORAL

A conciliação do passado de criança para o futuro de adulto está relacionada a um sentido de tempo e a perspectiva temporal é um elemento importante na construção de um sentido de identificação. Ou seja, quando nós crescermos e chegamos a uma maior compreensão temos a tendência de avaliar o que somos, o que deveríamos ter sido e o que poderemos ser futuramente, ex. eu inicialmente gostaria de fazer o curso de analista de computação, hoje ou universitário em pedagogia e amanha poderei me torna de repente um político. E também temos a tendência de refletir e aprender muito com os nossos erros e, sobretudo com os erros dos outros para evita possíveis falhas futuras para que possamos trilha em nosso caminho com sucesso. “Mas como não poderia ser diferente toda mudança traz consequências sejam negativas ou positivas e geram conflito os quais denominamos confusão temporal”.  
“Tanto que para muitos cientistas a juventude é a idade da rebeldia, tendo em vista que os jovens são rebeldes mais um claro motivo gerador de conflitos nesta fase da vida”.
AUTOCERTEZA X INIBIÇÃO
Na segunda crise parcial podemos verificar um paralelo semelhante. A assimilação do passado e o planejamento do futuro implicam algum grau de autoconfiança. Ou seja, quando a pessoa está na juventude começa a pensar sobre as possibilidades futuras o que poderá ou não ocorrer com sigo mesmo e com a sociedade, mas muitos destes planos são até mesmo modificados com passar do tempo, mas no que diz respeito a autoconfiança os jovens estão sempre se sentido seguros em seus planos tanto que muitas vezes se comportam como si controlasse seus passos e o seu futuro.
Acreditam bastante na possibilidade de seus planos darem certos e geralmente até alcançam algumas importante conquista, ou seja, adquirem resultados positivos em relação a seus planos, mas existem momentos que os jovens ficam em duvida e estas duvidas torna-se bloqueadoras de suas possibilidades futuras são as chamadas inibições. Ou seja, quando uma pessoa é bastante participativa em relação à discussões em termos sociais senti-se em ambiente negativos privam a sua participação, pois torna-se inibidos. Quando um rapaz quer conversar com uma menina que ele gosta dela, mas que elas geralmente não gostam dele ou ficam o sacaneado ele acaba desistindo, pois se encontra bloqueado para conversar devido a sua inibição.
Geralmente são rapazes inteligentes e criativos mais que só conseguiram desenvolver suas criatividades de estiverem sentindo-se em ambientes positivos.
Advindos de fatores da transmissão ou não de confiança desde convívio com os pais até na escola e sociedade dependerá e influenciara no futuro dos indivíduos que poderão ou não se tornam inibidos, “pois uma criança que é mal tratada em casa e que se torna excluída na escola tem maiores possibilidades de tornarem-se inibidas e rejeitadas pela sociedade”, mas pelo contrario quando temos crianças bem assistidas educadas e acompanhadas tornam-se praticamente nulas as possibilidades de se tornarem inibidas, até por que receberão apoio principalmente dos pais para supera os desafios enfrentados em suas vidas.
O que temos percebidos também como fatos bastante comuns são as exposições públicas de varias situações que julgo desnecessários e conflituosos, ex, a vida de muitos jovens parecem um filme repetitivo, pois se conhece quase todos os detalhes da sua vida o que significa observa varias pessoas tidas como curiosos ou lideres para julgar da vida alheia a partir daí tenho dito que A sociedade é como um reality de show onde existem câmeras; e nós estamos sempre sendo observados e julgados pelas atitudes e quando somos inadequados, somos punidos muitas vezes até mesmo com a nossa própria exclusão ou eliminação da sociedade, mas a partir começam a surgiu os problemas primeiramente na maneira de julga e posteriormente pela estratégia de julgamento, pois ao invés de trazer pontos positivos, pelo contrario o que existe a inibição dos indivíduos.
EXPERIMENTAÇÃO DE PAPEL X FIXAÇÃO DE PAPEL
Quando as condições são favoráveis, o adolescente contemporâneo se defronta com uma quantidade muito grande de alternativas e possibilidades. Para que possa descobrir para onde se dirigem suas verdadeiras preferências e talentos para definir seu lugar na sociedade é desejável que o jovem tenha acesso ao maior numero possível de possibilidades de escolhas de papeis e que ele acabará por desempenhar. Ou seja, quando se identificar com informática, física, pedagogia engenheira ou medicina que cada um procure se preparar segundo sua vocação para que possa estudar mais feliz e quando for atuar que tenha prazer e possa atuar com amor, dedicação e ética dentro da sua posição social. Pois quando você ama o que faz atua bem mais feliz e com amor e do contrario as chances são significativas para que se torne um profissional fracassado ou frustrado. Mas também não devemos atribuir o fracasso exclusivamente a falta de identificação, pois está muitas vezes não é a única coisa que falta quando nos referíamos aos serviços públicos.
No que diz respeito à experimentação podemos cita assim como quando experimentamos uma determinada alimentação e sabemos se gostamos ou não do mesmo modo é com cargos em que exige compromisso pode ou não ser assumidos, mas ao logo da experimentação sabemos se gostamos ou não em caso de gostarmos podemos assumir realmente com a expressão de que gostamos e do contrario significa que precisará modificar sua posição até descobrir sua vocação assim como quem descobre a alimentação que aprecia com prazer e satisfação e neste sentido esta será sua posição.
Mas do contrario quando são limitadas as escolhas os jovens poderão opta pela escolha que futuramente venham a se arrepende e opta pela mudança e estes momentos são drásticos dramáticos, mas que a maioria dos jovens passa por esta fase da vida. Que podemos denomina de fixação de papel, ou seja, significa que o jovem fica restrito a escolha optada pelo mesmo.
APRENDIZAGEM X PARALISIA OPERACIONAL
Durante a adolescência as escolhas referentes ao trabalho são importantes. A escolha ocupacional constitui um elemento crucial na construção da identidade do jovem, uma vez que seu trabalho será importante na determinação da percepção de si próprio e de seu lugar na sociedade. Ou seja, existem trabalhos que funcionam praticamente como si fosse uma terapia e, portanto é importantíssimo a nossa ocupação até mesmo por que como dizem os possuidores da sabedoria popular mente vazia é a casa da maldição. Por isso é importantíssimo que assumíramos o nosso lugar na participação social.
POLARIZAÇÃO SEXUAL X CONFUSÃO BISSEXUAL
Na adolescência segundo Erikson, observa-se entre os jovens uma polarização sexual, uma antecipação da sexta crise (intimidade x isolamento) que ocorre no inicio da idade adulta. Erikson admite que há grande diferenças culturais a este respeito. Ou seja cada cultura possuir seus valores, sua especificidade favorecendo ou não a aproximação sendo assim existem os casos de isolamento, mas não atribuo apenas a este fator, pois também existe em decorrência das diferenças culturais os bloqueios que impedem os relacionamento, ex. quando um católico quer namorar com uma evangélica segunda a religião dela não deveras buscar em outras terras o que significa que não deve se relacionar com católicos e alem disso existe outros fatores tais como o católico e irá querer ir com a companheira evangélica para orar e começaram a surge os conflitos e que poderão leva ao fim do relacionamento, pois o mais adequado é que cada um procure a companheira (a) segundo seus princípios e seus planos futuros para que procurem conviverem bem juntos referido-me a relação conjugal. 
Em consequência do dinamismo de tal pratica ou negação sexual percebe-se a insegura e em alguns casos o bloqueio, mas de outro lado, ou seja, pode iniciar prematuramente as suas relações sexuais dependendo assim de sua cultura.
LIBERDADE E SECTARISMO X CONFUSÃO DE AUTORIDADE
A expansão dos horizontes sociais do adolescente e sua participação numa comunidade mais ampla ajudam-no a estabelecer as bases para o enfretamento da sétima crise (generatividade x estagnação) na meia idade. Ou seja, quando os jovens estão envolvidos em diversas éreas de ocupação e procuram conviver socialmente ativo favorecerá o seu desenvolvimento e a identificação da sua perspectiva vocação.
Diante de todas as participações sociais ocorre a possibilidade de evidentes lideranças autoritárias, ou seja, quando um grupo se organiza geralmente destacam-se logo alguém para assumir a liderança que pode ou não torna-se um problema pois a questão é como liderança se estabelece na organização social.
COMPROMETIMENTO IDEOLÓGICO X CONFUSÃO DE VALORES
A sexta crise parcial (liderança e sectarismo x confusão de autoridade) está intimamente relacionada à sétima. Para se vincular solidamente a sua comunidade, e organizar seu passado com suas experiências atuais, em função de suas aspirações futuras, o adolescente deve possuir aquilo que Erikson denomina senso de comprometimento ideológico. Ele deve ter senso de coerência entre o que fez o que faz e o planeja fazer, que tudo isso pode ser avaliado segundo os mesmos critérios, acreditando que seus próprios objetivos são significativos no contexto da sociedade mais ampla, que esta irá aprová-los e que lhe dará o apoio necessário para o se pleno desenvolvimento.
O STATUS DE IDENTIDADE
Uma das varias tentativas de aplicar diretamente os conceitos da teoria psicossocial de Erikson foi o estudo de James Márcia (1966). Ele desenvolveu uma medida denominada status de identidade, utilizada com adolescentes e adultos jovens. Márcia identificou quatro pontos de concentração ao longo do continuo identidade-confusão de papeis: identidade realizada, moratória, execução e difusão de identidade. Para definir cada status de identidade, ele considerou a extensão em que o individuo havia experimentado uma crise de identidade, empenhando-se na escolha entre alternativas significativas e assumindo um compromisso com essas escolhas.

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