CRISE DE
IDENTIDADE DA ADOLESCÊNCIA
PERSPECTIVA
TEMPORAL X CONFUSÃO TEMPORAL
A conciliação do passado de criança para
o futuro de adulto está relacionada a um sentido de tempo e a perspectiva
temporal é um elemento importante na construção de um sentido de identificação.
Ou seja, quando nós crescermos e chegamos a uma maior compreensão temos a
tendência de avaliar o que somos, o que deveríamos ter sido e o que poderemos
ser futuramente, ex. eu inicialmente gostaria de fazer o curso de analista de
computação, hoje ou universitário em pedagogia e amanha poderei me torna de
repente um político. E também temos a tendência de refletir e aprender muito
com os nossos erros e, sobretudo com os erros dos outros para evita possíveis
falhas futuras para que possamos trilha em nosso caminho com sucesso. “Mas como
não poderia ser diferente toda mudança traz consequências sejam negativas ou
positivas e geram conflito os quais denominamos confusão temporal”.
“Tanto que para muitos cientistas a
juventude é a idade da rebeldia, tendo em vista que os jovens são rebeldes mais
um claro motivo gerador de conflitos nesta fase da vida”.
AUTOCERTEZA X INIBIÇÃO
Na segunda crise parcial podemos
verificar um paralelo semelhante. A assimilação do passado e o planejamento do
futuro implicam algum grau de autoconfiança. Ou seja, quando a pessoa está na
juventude começa a pensar sobre as possibilidades futuras o que poderá ou não
ocorrer com sigo mesmo e com a sociedade, mas muitos destes planos são até
mesmo modificados com passar do tempo, mas no que diz respeito a autoconfiança
os jovens estão sempre se sentido seguros em seus planos tanto que muitas vezes
se comportam como si controlasse seus passos e o seu futuro.
Acreditam bastante na possibilidade de
seus planos darem certos e geralmente até alcançam algumas importante
conquista, ou seja, adquirem resultados positivos em relação a seus planos, mas
existem momentos que os jovens ficam em duvida e estas duvidas torna-se
bloqueadoras de suas possibilidades futuras são as chamadas inibições. Ou seja,
quando uma pessoa é bastante participativa em relação à discussões em termos
sociais senti-se em ambiente negativos privam a sua participação, pois torna-se
inibidos. Quando um rapaz quer conversar com uma menina que ele gosta dela, mas
que elas geralmente não gostam dele ou ficam o sacaneado ele acaba desistindo,
pois se encontra bloqueado para conversar devido a sua inibição.
Geralmente são rapazes inteligentes e
criativos mais que só conseguiram desenvolver suas criatividades de estiverem
sentindo-se em ambientes positivos.
Advindos de fatores da transmissão ou
não de confiança desde convívio com os pais até na escola e sociedade dependerá
e influenciara no futuro dos indivíduos que poderão ou não se tornam inibidos, “pois
uma criança que é mal tratada em casa e que se torna excluída na escola tem
maiores possibilidades de tornarem-se inibidas e rejeitadas pela sociedade”,
mas pelo contrario quando temos crianças bem assistidas educadas e acompanhadas
tornam-se praticamente nulas as possibilidades de se tornarem inibidas, até por
que receberão apoio principalmente dos pais para supera os desafios enfrentados
em suas vidas.
O
que temos percebidos também como fatos bastante comuns são as exposições
públicas de varias situações que julgo desnecessários e conflituosos, ex, a
vida de muitos jovens parecem um filme repetitivo, pois se conhece quase todos
os detalhes da sua vida o que significa observa varias pessoas tidas como
curiosos ou lideres para julgar da vida alheia a partir daí tenho dito que A
sociedade é como um reality de show onde existem câmeras; e nós estamos sempre
sendo observados e julgados pelas atitudes e quando somos inadequados, somos
punidos muitas vezes até mesmo com a nossa própria exclusão ou eliminação da
sociedade, mas a partir começam a surgiu os problemas primeiramente na maneira
de julga e posteriormente pela estratégia de julgamento, pois ao invés de
trazer pontos positivos, pelo contrario o que existe a inibição dos indivíduos.
EXPERIMENTAÇÃO
DE PAPEL X FIXAÇÃO DE PAPEL
Quando
as condições são favoráveis, o adolescente contemporâneo se defronta com uma
quantidade muito grande de alternativas e possibilidades. Para que possa
descobrir para onde se dirigem suas verdadeiras preferências e talentos para
definir seu lugar na sociedade é desejável que o jovem tenha acesso ao maior
numero possível de possibilidades de escolhas de papeis e que ele acabará por
desempenhar. Ou seja, quando se identificar com informática, física, pedagogia
engenheira ou medicina que cada um procure se preparar segundo sua vocação para
que possa estudar mais feliz e quando for atuar que tenha prazer e possa atuar
com amor, dedicação e ética dentro da sua posição social. Pois quando você ama
o que faz atua bem mais feliz e com amor e do contrario as chances são
significativas para que se torne um profissional fracassado ou frustrado. Mas
também não devemos atribuir o fracasso exclusivamente a falta de identificação,
pois está muitas vezes não é a única coisa que falta quando nos referíamos aos
serviços públicos.
No
que diz respeito à experimentação podemos cita assim como quando experimentamos
uma determinada alimentação e sabemos se gostamos ou não do mesmo modo é com
cargos em que exige compromisso pode ou não ser assumidos, mas ao logo da
experimentação sabemos se gostamos ou não em caso de gostarmos podemos assumir
realmente com a expressão de que gostamos e do contrario significa que
precisará modificar sua posição até descobrir sua vocação assim como quem descobre
a alimentação que aprecia com prazer e satisfação e neste sentido esta será sua
posição.
Mas
do contrario quando são limitadas as escolhas os jovens poderão opta pela
escolha que futuramente venham a se arrepende e opta pela mudança e estes
momentos são drásticos dramáticos, mas que a maioria dos jovens passa por esta
fase da vida. Que podemos denomina de fixação de papel, ou seja, significa que
o jovem fica restrito a escolha optada pelo mesmo.
APRENDIZAGEM X
PARALISIA OPERACIONAL
Durante
a adolescência as escolhas referentes ao trabalho são importantes. A escolha
ocupacional constitui um elemento crucial na construção da identidade do jovem,
uma vez que seu trabalho será importante na determinação da percepção de si
próprio e de seu lugar na sociedade. Ou seja, existem trabalhos que funcionam
praticamente como si fosse uma terapia e, portanto é importantíssimo a nossa
ocupação até mesmo por que como dizem os possuidores da sabedoria popular mente
vazia é a casa da maldição. Por isso é importantíssimo que assumíramos o nosso
lugar na participação social.
POLARIZAÇÃO SEXUAL X CONFUSÃO BISSEXUAL
Na
adolescência segundo Erikson, observa-se entre os jovens uma polarização
sexual, uma antecipação da sexta crise (intimidade x isolamento) que ocorre no
inicio da idade adulta. Erikson admite que há grande diferenças culturais a
este respeito. Ou seja cada cultura possuir seus valores, sua especificidade
favorecendo ou não a aproximação sendo assim existem os casos de isolamento,
mas não atribuo apenas a este fator, pois também existe em decorrência das
diferenças culturais os bloqueios que impedem os relacionamento, ex. quando um
católico quer namorar com uma evangélica segunda a religião dela não deveras
buscar em outras terras o que significa que não deve se relacionar com
católicos e alem disso existe outros fatores tais como o católico e irá querer
ir com a companheira evangélica para orar e começaram a surge os conflitos e
que poderão leva ao fim do relacionamento, pois o mais adequado é que cada um
procure a companheira (a) segundo seus princípios e seus planos futuros para
que procurem conviverem bem juntos referido-me a relação conjugal.
Em
consequência do dinamismo de tal pratica ou negação sexual percebe-se a
insegura e em alguns casos o bloqueio, mas de outro lado, ou seja, pode iniciar
prematuramente as suas relações sexuais dependendo assim de sua cultura.
LIBERDADE E SECTARISMO X CONFUSÃO DE AUTORIDADE
A
expansão dos horizontes sociais do adolescente e sua participação numa comunidade
mais ampla ajudam-no a estabelecer as bases para o enfretamento da sétima crise
(generatividade x estagnação) na meia idade. Ou seja, quando os jovens estão
envolvidos em diversas éreas de ocupação e procuram conviver socialmente ativo
favorecerá o seu desenvolvimento e a identificação da sua perspectiva vocação.
Diante
de todas as participações sociais ocorre a possibilidade de evidentes
lideranças autoritárias, ou seja, quando um grupo se organiza geralmente
destacam-se logo alguém para assumir a liderança que pode ou não torna-se um
problema pois a questão é como liderança se estabelece na organização social.
COMPROMETIMENTO IDEOLÓGICO X CONFUSÃO DE VALORES
A
sexta crise parcial (liderança e sectarismo x confusão de autoridade) está
intimamente relacionada à sétima. Para se vincular solidamente a sua
comunidade, e organizar seu passado com suas experiências atuais, em função de
suas aspirações futuras, o adolescente deve possuir aquilo que Erikson denomina
senso de comprometimento ideológico. Ele deve ter senso de coerência entre o
que fez o que faz e o planeja fazer, que tudo isso pode ser avaliado segundo os
mesmos critérios, acreditando que seus próprios objetivos são significativos no
contexto da sociedade mais ampla, que esta irá aprová-los e que lhe dará o
apoio necessário para o se pleno desenvolvimento.
O STATUS DE IDENTIDADE
Uma das varias
tentativas de aplicar diretamente os conceitos da teoria psicossocial de Erikson
foi o estudo de James Márcia (1966). Ele desenvolveu uma medida denominada
status de identidade, utilizada com adolescentes e adultos jovens. Márcia
identificou quatro pontos de concentração ao longo do continuo
identidade-confusão de papeis: identidade realizada, moratória, execução e
difusão de identidade. Para definir cada status de identidade, ele considerou a
extensão em que o individuo havia experimentado uma crise de identidade,
empenhando-se na escolha entre alternativas significativas e assumindo um
compromisso com essas escolhas.
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