terça-feira, 15 de maio de 2012


                                         ATIVIDADE DE PSICOLOGIA

1-      Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento cientifico (em qualquer área).    
Influencia no desenvolvimento da nossa comunicação e capacidade de lidar com problemas e compreensão que temos das variadas situações do cotidiano em que desenvolvemos científico e psicológico. Ex. o vendedor utiliza uma estratégia uma evolução na comunicação e na compreensão para conquistar o cliente.     
2-      Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Conhecimento prático popular e a experiência adquirida no dia a dia e nas relações interculturais. Ex. quando indicamos chá para a cura ou a recuperação de alguém isto é utilizamos o senso comum. E quando estão conversando com outras pessoas nas comunidades (comunicação informal). 
3-      Explique o que entendeu por visão de mundo.
É a ideologia que fazemos do mundo e da realidade onde vivemos, ou seja, é a nossa maneira de ver o mundo.
4-      Cite alguns exemplos de conhecimento da psicologia apropriados pelo senso comum. Ao conversamos com alguém que esta com algum problema e ouvimos e orientamos. Ao conversamos e tentarmos conquista uma namorada. Ao observamos os acontecimentos existentes em sociedade.        
5-      Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum.
Senso comum: é o conhecimento popular adquirido a partir das práticas diárias na sociedade, mas que visa usufruir dos outros saberes e assim pode formular a sua teoria.    
Ciência: é o campo de estudo que tem como objetivo interpretar os fenômenos naturais e realizar pesquisa com o objetivo de comprovar cientificamente as suas pesquisas.
Filosofia: é o campo de estudo que tem como objetivos desvendar os mistérios e questiona sempre buscando a verdade das coisas e visa formar indivíduos com o olhar critico sobre a sociedade.
Religião: é o conhecimento que tem como objetivo manter o respeito aos princípios morais e visa o comprimento da doutrina religiosa para alcançar a salvação.
Arte: é o conhecimento que tem como objetivo mostrar como o desenho possuir uma contextualização que valorizamos ex. a emoção e a sensibilidade.           
6-      Quais são as características, do conhecimento cientifico?
Transmitido Verificado utilizado e desenvolvido.
7-      Quais as diferenças entre senso comum e o conhecimento cientifico?
O senso comum compreender e explicar as coisas de maneira simples sem que haja comprovação cientifica e o conhecimento cientifica elaborar explicações complexas, sistemáticas e que podem ser comprovadas cientificamente. 
8-      Quais são os possíveis objetos de estudos da psicologia?
O comportamento humano, o inconsciente, a consciência humana e a personalidade.    
9-      Quais os motivos responsáveis pela diversidade dos objetos para a psicologia?
Porque a psicologia ainda é uma ciência nova e apresentar teorias acabadas e definitivas que permitam determinar com maior rigor o seu objeto de estudo, outro motivo é porque o cientista-pesquisador confundir-se com o objeto a ser pesquisado.   
10-  Qual a matéria prima da psicologia?
É o homem
11-  O que é subjetividade?
É a maneira de pensar sentir e agir ex. nossos sonhos o amor e o que fazemos de cada um de nós.
12-  Por que a subjetividade não é inata?
Porque ao mesmo tempo é singular esta relacionado com a cultura, e com o mundo social, que diversos fatores que levam a vivencia particular e assim as nossas experiências vão sendo construídas a cada dia.
Por que as práticas místicas não compõem o campo da psicologia cientifica? Porque não são construídas no campo da ciência, a partir do método e dos princípios científicos. Estão em oposição aos princípios da psicologia, que vê não só o homem como ser autônomo, que se desenvolver e se constitui a partir da relação com o mundo social e cultural, mas também o homem sem destino pronto, que constrói seu futuro ao agir sobre o mundo. As práticas místicas têm pressupostos opostos, pois nelas há concepção destino, existência de força que não estão no campo do humano e do mundo material.

3 comentários: