Antropologia e educação constituem
hoje, um campo de confrontação em que a compartimentação do saber atribui à
antropologia a condição de ciência e a educação, a condição de prática. Dentro
dessa divergência primordial, profissionais de ambos os lados se acusam e se
defendem com base em pré-noções, práticas e muito desconhecimento. Muitas
coisas separam antropólogos e educadores, mas muitas outras os une. Com base na
existência de um diálogo do passado que possibilite um diálogo futuro.
Considera-se assim, a possibilidade de superação dos preconceitos e, neste
sentido, apontar para um avanço do conhecimento.
No diálogo entre antropologia e
educação, a questão parece ser a mesma: a aventura de se colocar no lugar do
outro, de ver como o outro vê, de compreender um conhecimento que não é o
nosso. A antropologia vêem em grandes dificuldades, quando são chamados a
tratar dessa realidade denominada educação seja por não conhecer, ou ainda por
deslegitimarem um certo percurso do passado da antropologia.
O diálogo
entre antropologia e educação, percebido por muitos como uma
"novidade" que se instaura com as transformações da década de 1970,
neste século, é mais antigo que isso e reporta-se a um momento crucial da história
da ciência antropológica.
Avaliar a
questão das diferenças, tão cara à antropologia e tão desafiadora no campo
pedagógico justamente por sua característica institucional homogeneizadora, não
é uma tarefa simples. Desde sempre, a antropologia e a educação têm se
defrontado com universos raciais, étnicos, econômicos, sociais e de gênero,
entre tantos outros, como desafios que limitam ou impedem que se atinjam metas,
engendrando processos mais universalizastes e democráticos. O interesse central
é trazer o aluno de pedagogia para uma aproximação no campo teórico da
antropologia e dar antropologia para o campo da educação.
O antropólogo
Margareth Mead (dedicou toda sua vida ao estudo da educação) e Ruth Benedict.
Nomes que certamente não soam estranhos aos ouvidos do estudante de
antropologia, mas que certamente nunca são pronunciados nos corredores de uma
Faculdade de Educação.
Hoje, quando
vemos as dificuldades das escolas, em particular, das escolas públicas de
periferia, o fato de a escola como valor não fazer eco entre os estudantes, a
indisciplina violenta, a evasão escolar e sua face mais cruel, a exclusão
social, só para citar alguns problemas de nosso tempo, cabe perguntar qual a
natureza dos riscos de que falava Boas. Qual a natureza dos riscos de hoje?
Para ele, a realidade de seu tempo apontava um risco para os povos do futuro e
para o futuro da própria civilização. A razão era que, historicamente, a nossa
sociedade e a escola que lhe é própria não desenvolviam - e não desenvolvem -
mecanismos democráticos, perante as diversidades sociais e culturais.
Na relação
entre antropologia e educação abre-se um espaço para debate, reflexão e
intervenção, que acolhe desde o contexto cultural da aprendizagem, os efeitos
sobre a diferença cultural, racial, étnica e de gênero, até os sucessos e
insucessos do sistema escolar em face de uma ordem social em mudança. Nesse
sentido, como ciência e, em particular, como ciência aplicada, antropologia e
antropólogos estiveram, no passado e no presente, preocupados com o universo
das diferenças e das práticas educativas.
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: O DIÁLOGO DO PASSADO
As origens da
antropologia e do fazer antropológica como ciência, ou melhor, dizendo, de um
modo de fazê-la, tem a ver com a expansão do mundo colonial que conduz o mundo
europeu a defrontar-se com outros povos e outras culturas - nas Américas e na
África. O defrontar-se com o diverso, com o desconhecido, implicou fazer
perguntas, cujas respostas permitiram a constituição de um saber legítimo e
reconhecido como ciência. Entre o século XIX e o atual século XX, as perguntas
e suas respectivas respostas organizaram-se em diferentes formas de
interpretação da realidade. A primeira dessas teorias, que nasce junto com a
própria ciência antropológica, foi o evolucionismo. As idéias de
evolução e progresso, inspirados em princípios da biologia e, portanto, das
ciências naturais do século XIX, conduzem a que se pensem as diferenças entre
grupos e sociedades numa escala evolutiva que toma o mundo europeu como modelo
único de humanidade.
Boas
considera a idéia de que cada grupo, cada cultura têm uma história singular,
própria, que depende do que é a vida do grupo, no aqui e agora de sua
existência. Não se trata, portanto, de olhar as diferenças próprias do modo de
ser do "outro" como sobrevivência de um momento já superado pela
evolução da humanidade e, como tal, exemplo vivo de atraso social e cultural. A
possibilidade de que a história da humanidade não tenha seguido um único
caminho e direção faz do pensamento de Boas uma condição revolucionária na
compreensão das realidades humanas. Boas será um crítico atuante diante do
sistema educativo americano, denunciando, entre outras coisas, a ideologia que
lhe serve de base, centrada na idéia de liberdade, e sua prática educativa de
cunho conformista e coercitivo, visando criar sujeitos sociais adequados ao
sistema produtivo, segundo um modelo ideologizado de cidadão.
Boas revela como a diversidade do social é
desrespeitada no modelo político de desenvolvimento americano, já que
diferenças sociais ou culturais, de gênero, raça ou etnia, são ainda pensadas a
partir das idéias evolucionistas. Com isso, Boas influencia muitos outros a
pensarem a questão da diferença como parte de mecanismos culturais, referidos a
pequenos grupos ou regiões, que exigem um intenso trabalho de campo junto a
esses grupos, para que seja possível compreendê-los. O fazer científico que se
instaura nessa concepção particularista da história humana, chamada
também de história cultural ou culturalismo, tem por significativo o
fundamental dessa ciência chamada antropologia, o trabalho de campo, e
elege como central, para pensar as sociedades humanas, o conceito de cultura.
A corrente
americana terá maiores preocupações com a questão educacional, cuja continuidade
se fará com os alunos de Boas. Ruth Benedict e Margaret Mead dedicam-se aos
estudos do campo educativo e trazem à tona a questão da diversidade das
culturas,
Por sua vez,
o funcionalismo dos anos 20/30 baseava-se no fato de que as necessidades de um
povo, grupo ou indivíduo, dado pela vida em sociedade, encontra na cultura os
caminhos de sua satisfação e conduzem às respostas originais, singulares e
coletivas, que demarcam e estruturam formas próprias de ser e de pensar o
mundo, diferentes para cada povo ou grupo, já que são dependentes da dinâmica
de diversos sistemas sociais e de seu funcionamento.
O trabalho de
campo é realizado pelo antropólogo como teoria nativa da sociedade, ou seja,
que busca explicá-la em seus próprios termos. Os estudos de comunidade constituem a
outra ponta da perspectiva antropológica que hoje parece retornar, sem uma
efetiva consciência do fato, nas pesquisas da (CBPE) Centro Brasileiro de
Pesquisas Educacionais. dirigido por Anísio Teixeira no rio de janeiro (50 e
60). A proposta conduz os pesquisadores de pequenos grupos à reprodução da
sociedade, em particular, como objeto de conhecimento, e não a generalização.
No presente,
o relativismo e a alteridade apresentam-se de forma ambígua e até antagônica
(Garcia 1994) de modo que se torna obrigatório rever a idéia de que o passado
seja reacionário, para se buscar, como diz Santos, energias mais progressistas,
menos conformadas no interior de um universo matricial, da antropologia como
ciência e da educação como prática.
REFERENCIA:
Páginas da Internet
Gusmão. Neusa. Antropologia e Educação.
:http://www.google.com.br/search?q=antropologia+e+educa%C3%A7%C3%A3o&rls=com.microsoft:pt-br:IE-Address&ie=UTF-8&oe=UTF-8&sourceid=ie7&rlz=1I7ADFA_pt-BR&redir_esc=&ei=BLmyTbyaN6fk0QG96b2GCQ
Acesso em 02 de Abril
de 2011
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